segunda-feira, 1 de novembro de 2010

NORDESTE x SUDESTE

Hoje tivemos um episódio um tanto quanto constrangedor, quando em uma rede social certos usuários começaram a agredir verbalmente os Nordestinos e, com isto, a retaliação foi imediata e uma grande e insensata troca de agressões começou de forma totalmente desnecessária.
Tudo isto se deu por um motivo em especial: A eleição da presidente Dilma Rouseff. Não, não estou aqui para falar de política, até por que acredito que a política deve ser de cada um, o voto deve seguir a ideologia do sujeito, seja ela qual for. Nisto também abstenho-me de comentar sobre minha ideologia política, pois é uma questão somente minha.
O que importa aqui é salientar que o povo, seja este do Sudeste/Sul ou do Nordeste/Norte, está caindo no abismo da ignorância com esta violência gratuita que poderia ser evitada por um pequeno pingo de consciência. Devemos, portanto, nos lembrar que somos brasileiros - antes de qualquer coisa - e que todos dependemos de todos para evolução do país como um todo. Devemos lembrar dos nomes nordestinos que são ícones da cultura como Jorge Amado, Zé Ramalho, Elba Ramalho, Alceu Valença, Caetano Veloso, Gilberto Gil, José Wilker, Dorival Caymmi e toda sua talentosa família, Chico Anísio, Ariano Suassuna, Luiz Gonzaga, Raul Seixas, Maria Bethânia, Mabel Velloso, Manuel Bandeira, José de Alencar e também todos os desconhecidos repentistas que tanto nos alegram; Vale ressaltar a cultura regional como Literatura de Cordel, São João, Boi Bumbá, Bumba meu boi, entre diversos outras. Dentre a economia, encontra-se um grande polo petrolífero no Norte/Nordeste e, depois de muita discussão, os Royalts serão repartidos para todo o Brasil.
Para que meu post não seja somente direcionado a um dos lados desta inútil guerra, também devemos ressaltar que o Sul/Sudeste têm sua importância economica e cultural para o Brasil. Temos nomes como Euclides da Cunha, Monteiro Lobato, Cecília Meirelles, Drummond, Guimarães Rosa, Machado de Assis, entre outros; Em relação a cultura regional podemos citar o carnaval, a boêmia do samba carioca, o futebol, as danças sulistas e tudo o mais. Também existe a capital financeira como São Paulo, grande polo petrolífero entre mais.

Bom, após tudo isto, eu gostaria de apenas deixar um pequeno pedido para que evitemos tais situações desastrosas e desnecessárias!

Um grande abraço a TODOS os BRASILEIROS e lembrem-se: GENTILEZA GERA GENTILEZA.

E ao povo do Sul/Sudeste, como eu, devemos sempre lembrar do que dizia Euclides da Cunha: O sertanejo é antes de tudo um forte".

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns pelo post! Acho xenofobia um mal desnecessário. Mas, infelizmente, se impregnou na nossa cultura. Temos que lutar contra isso!