sábado, 6 de setembro de 2008

ESCREVER E ESCREVER

Há quanto tempo não escrevo? Realmente há muito tempo. Tenho escrito apenas alguns versos sem graça e mini contos sem algum fundamento. Mas realmente amo a literatura, amo contar estórias - mesmo que absurdas. Senti falta de escrever, senti falta de ler.
Certa noite, estava eu conversando com uma amiga e falamos sobre isto, ela disse que eu precisava me apaixonar para escrever. Alguns segundos de silêncio e minha resposta foi totalmente contraditória a dela. Eu penso que o escritor deve estar apaixonado apenas pela escrita, não por uma pessoa. A literatura é algo idealizado, o escritor não precisa realmente viver tal coisa, mas sim inventar aquela verdade que será estampada nas páginas vazias. Lembrei-me que não me apaixono há muito tempo e venho escrevendo coisas interessantes.
Esta semana que passei, foi algo realmente complicado e triste, tive problemas e mais problemas e o único momento que consegui me sentir bem foi quando entrei em um sebo e me senti rodeado e atraído pelas estórias de terceiros, pessoas que nunca ouvi falar e também daquelas que ouvi muito. Encontrei paz sentindo o cheiro das páginas amareladas mesclados com algum incenso que não identifiquei qual era. Comecei a entender e tomar pensamentos novos, conceitos novos sobre o que estava acontecendo na minha vida. Sim, a literatura ajudou em certas resoluções e até mesmo culpas em minha vida, senti a verdade querendo ser gritada por alguém e os ouvidos mentirosos fingindo a surdez. Tive a vontade de gritar a verdade, destapar os ouvidos, saber, julgar.
Hoje sinto que tudo está ficando calmo e que, de certa maneira, consegui fazer com que os ouvidos escutassem a verdade abafada.
Quando você sentir, em qualquer momento de sua vida, a verdade abafada por ouvidos surdos, tente ajuda-los a escutar, tente ajudar a verdade a gritar, mesmo não sendo o escritor, tente desinventar as mentiras.

2 comentários:

Francisca C. disse...

Diga à sua amiga que se só consegue escrever quando está apaixonada, tem um grande problema. Sim, a paixão ajuda-nos a escrever, dando-nos um grande impulso, uma grande vontade de nos superarmos e de dedicarmos as nossas melhores palavras ao nosso objecto de afeição. Mas se só soubermos/quisermos escrever quando estamos apaixonados... isso é quase o mesmo que dizer que só somos pessoas quando estamos apaixonados, e não há nada mais efémero que a paixão...

Unknown disse...

É bom se destrair com as hitórias de outros. E não é preciso estarmos apaixonados para conseguirmos escrever, mas talvés ajude. depois passa no meu blog: http://pintandoasunhas.zip.net/
;D